Sequencial - Nível Superior

Os cursos sequenciais são cursos de nível superior mas não têm o caracter de graduação. Segundo o MEC, os diplomas de cursos sequenciais de formação específica capacitam seus portadores a participar de concursos públicos nos quais o edital indique como exigência a posse de “diploma de nível superior”, sem discriminar se o diploma deve ou não ser de graduação.

Nenhum post encontrado.

O que são cursos sequenciais?
Os cursos sequenciais são cursos de nível superior, nos termos do Art. 44, inciso “I”, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. São regulamentados pela Resolução MEC/CNE/CES n.º 1, de 27 de janeiro de 1999; bem como pela Resolução MEC/CNE/CES n° 1, de 22 de maio de 2017.

Os cursos sequenciais são cursos de graduação?
NÃO. Importante destacar que os cursos sequenciais não são cursos de graduação (bacharelado, licenciatura, tecnólogo), destacando-se como uma modalidade “sui generis” (de seu próprio gênero), de curso superior.

Eu posso fazer pós-graduação sendo portador de um certificado de curso sequencial?
NÃO. Muito embora os cursos seqüenciais sejam cursos de nível superior, por própria disposição legal e normativa, não são considerados cursos de graduação (graduação, licenciatura ou tecnólogo). O Parecer CNE/CES nº: 57/2016, publicado no D.O.U. de 19/5/2017, Seção 1, Pág.12., estabelece ser contrário ao recebimento de egressos de cursos seqüenciais de nível superior em cursos de especialização e pós-graduação lato sensu. De tal modo, não há previsão legal para o recebimento em cursos de pós-graduação, de alunos concluintes de cursos seqüenciais.

O que eu ganho fazendo um curso seqüencial?
Os cursos seqüenciais por serem cursos superiores, atendem, conforme o edital, aos concursos públicos que exigirem formação superior, bem como para a progressão de carreira na esfera privada. Além das explicações anteriores, os cursos superiores seqüenciais são cursos que profissionalizam seus alunos de maneira prática, de modo à não trazer apenas uma concepção teórica fora da realidade do mercado e do ambiente corporativo.

Os cursos seqüenciais me habilitam para o mercado de trabalho?
SIM. Os cursos seqüenciais te habilitam para o mercado de trabalho. Cada vez mais, os egressos dos cursos seqüenciais estão conquistando o mercado de trabalho. Os Conselhos Regionais de Corretagem de Imóveis – CRECIs, já estão aceitando os cursos de gestão imobiliária.

Quais os benefícios de conquistar um curso seqüencial?

Os cursos sequenciais são uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma formação superior em um curto espaço de tempo. Podemos enumerar:

  1. Os Cursos Sequenciais são cursos de nível superior.
  2. Os Cursos Sequenciais possibilitam, a formação em um curto espaço de tempo.
  3. Os cursos Sequenciais atendem conforme os respectivos editais, os concursos
  4. públicos que exijam formação superior.
  5. Os Cursos Sequenciais possibilitam progressão de carreira na esfera pública e privada.
  6. Alguns Conselhos Profissionais já aceitam os cursos seqüenciais.